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  • Primeiras Impressões de Service with a Shotgun

    Primeiras Impressões de Service with a Shotgun

    Service with a Shotgun: Primeiras Impressões do Caos Pós-Apocalíptico

    Mal coloquei os pés na loja decadente de Service with a Shotgun e fui imediatamente envolvido por uma premissa tão caótica quanto genial. Após duas horas jogando os dois primeiros capítulos, saio com a firme convicção de que esta é uma das misturas mais agradáveis e inesperadas que encontrei recentemente. Minhas primeiras impressões de Service with a Shotgun são extremamente positivas, e o jogo consegue fundir Visual Novel e mecânicas de tiro em primeira pessoa (do estilo “galeria”) com uma maestria rara.

    A grande sacada do game é a sua capacidade de manter sua atenção no limite absoluto. Você precisa dividir seu foco constantemente entre a loja, onde a narrativa repleta de humor e personagens excêntricos se desenrola, e a abertura lateral, de onde hordas de zumbis tentam invadir seu espaço. Essa dualidade é a alma do jogo e funciona incrivelmente bem.

    Para sentir imediatamente o clima único e caótico de Service with a Shotgun, assista ao trailer oficial abaixo:

    Trailer oficial do jogo Service with a Shotgun - Gameplay misturando Visual Novel e FPS

    Narrativa, Crítica Social e Um Chefão Babaca

    O cenário pós-apocalíptico serve como pano de fundo para uma narrativa que não tem medo do absurdo e do humor ácido. Aceitamos um emprego em uma loja e rapidamente descobrimos que as tarefas vão desde atender clientes desequilibrados até segurar a onda contra mortos-vivos, tudo sob o comando de um chefe que é, nas palavras mais educadas possíveis, um grande babaca. É impossível não notar as finas (ou nem tão finas assim) críticas sociais ao mundo do trabalho, tornando a premissa absurdamente próxima dos nossos dias.

    A escassez de munição adiciona uma camada tensa de gerenciamento de recursos. Cada bala conta, e o dinheiro para comprá-las é conquistado atendendo bem os clientes (prestando muita atenção aos diálogos para responder corretamente) e eliminando zumbis. A jogabilidade é um constante teste de multitarefa e nervos de aço.

    Arte, Som e a Única Ressalva

    Visualmente, o jogo é um deleite. A pixel art é muito bem-executada, criando uma atmosfera única. A trilha sonora, embora com um número limitado de faixas, conta com um lo-fi agradável que ambienta perfeitamente o caos do primeiro capítulo.

    Após concluir os dois primeiros capítulos de Service with a Shotgun, minha única ressalva substantiva é a falta de localização para o português do Brasil. Considerando a forte presença da Visual Novel, a barreira do idioma (o jogo está apenas em inglês) pode, infelizmente, limitar um pouco o alcance desse indie entre o público nacional.

    Veredito das Primeiras Impressões

    Minhas primeiras impressões de Service with a Shotgun são de um jogo surpreendente, criativo e interessante. A fusão de gêneros não só funciona como cria uma experiência única. O jogo entrega o caos que promete, temperado com um humor inteligente e uma jogabilidade tensa. Se você procura algo fora da caixa e está disposto a encarar o desafio linguístico, Service with a Shotgun é uma aposta mais do que recomendada. Mal posso esperar para jogar os capítulos restantes e ver até onde essa loucura vai.

    Estas são as primeiras impressões baseadas nas duas horas iniciais do game, via Steam. Esta análise foi realizada com uma cópia de avaliação gentilmente cedida pelos desenvolvedores. Agradecemos a confiança depositada em nosso trabalho.

  • Beneath: Primeiras Impressões de um Survival Horror que Mescla Metro, Resident Evil e The Last of Us

    Beneath: Primeiras Impressões de um Survival Horror que Mescla Metro, Resident Evil e The Last of Us

    A temida e fascinante profundezas oceânicas é o palco de Beneath, um survival horror em primeira pessoa que chegou com uma demo mais do que interessante no Steam Next Fest (ou Steam Vem Aí, para nós brasileiros). Explorei a demo e neste primeiro contato saí impressionado. Estas são as minhas primeiras impressões de Beneath, e já viso para os fãs de terror e ação com desafio que este é um título para ficar de olho.

    A atmosfera do game é, sem dúvida, seu trunfo principal desde os primeiros minutos. Há uma densa sensação de isolamento e perigo que, de alguma forma, conseguiu me remeter a uma mistura vibe sombria de Metro com a ambientação claustrofóbica de Resident Evil. É um shooter de terror com foco puro em sobrevivência, onde cada bala é importa e cada encontro com inimigos é uma demanda uma decisão.

    E para mergulhar ainda mais nessa atmosfera única que Beneath oferece, nada melhor do que conferir o trailer oficial do game. Ele captura perfeitamente a tensão e o horror lovecraftiano que experimentei na demo.

    Trailer oficial de Beneath: mergulhe na atmosfera aterrorizante e no combate desesperador do game.

    Após assistir ao trailer e jogar a demo, minhas primeiras impressões de Beneath foram solidificadas: há algo muito especial sendo construído aqui.

    Sobrevivência e Estratégia: A Escassez que Gera Tensão

    A escassez de recursos em Beneath não é brincadeira. Como um bom survival horror das antigasa, cada munição faz diferença. Na demo, somos constantemente forçados a decidir quando enfrentar os inimigos com armas de fogo e quando encará-los com o pé de cabra, a arma de combate corpo a corpo. A escolha é tática: o pé de cabra economiza munição, mas é lento, causa dano baixo e é uma má ideia contra grupos.

    Aqui, os desenvolvedores inseriram uma mecânica inteligente. Para usar o pé de cabra, não basta espamar o botão de ataque. É preciso segurar o gatilho para “armar” o golpe e soltá-lo para desferi-lo. O detalhe crucial é que o simples ato de armar o golpe já consome a barra de energia. Isso adiciona uma camada de gerenciamento até no combate mais básico, forçando o jogador a não agir sem pensar direito.

    Inimigos Duplos e Customização: Eco de The Last of Us

    Minha curiosidade foi aguçada tentando entender a narrativa. Na demo, precisei enfrentar não apenas criaturas monstruosas e infectadas, mas também uma outra facção militar que tentava me impedir a todo custo. Essa dinâmica de dividir a atenção entre dois tipos de ameaças me fez lembrar instantaneamente a complexidade de The Last of Us. E a lembrança ficou ainda mais forte quando encontrei uma bancada para upgrade e customização das armas, um elemento essencial para sobreviver aos horrores que virão.

    Beneath-Demo-Screenshot-gameplay Beneath: Primeiras Impressões de um Survival Horror que Mescla Metro, Resident Evil e The Last of Us
    primeiras impressões de Beneath – bancada de armas

    O Toque de Lovecraft: Sanidade e o Sobrenatural

    Por falar em horrores, há claramente algo de sobrenatural acontecendo, seja no ambiente, seja dentro da mente do protagonista. Em um momento, tive uma visão de tentáculos gigantescos saindo da água, que simplesmente desapareciam ao me aproximar. Em outro, ouvi sussurros perturbadores em minha cabeça, em uma experiência que me remeteu diretamente aos tormentos auditivos de Senua em Hellblade: Senua’s Sacrifice. Esses elementos sugerem que a sanidade será um recurso tão importante quanto a munição.

    É uma grata surpresa ver que o game já está totalmente localizado em português do Brasil, um grande acerto dos desenvolvedores para conquistar o público por aqui.

    Veredito das Primeiras Impressões de Beneath

    No fim das contas, minhas primeiras impressões de Beneath são extremamente positivas. A demo é curta (60 mins), mas conseguiu transmitir a identidade do projeto direitinho. O fato de ela ter me feito lembrar de franquias tão consagradas e amadas, não como uma cópia, mas como uma experiência que entende o que as tornou especiais, é um sinal mais do que promissor. Beneath tem o potencial para se tornar um título marcante para os fãs do gênero, e mal posso esperar para ver – e jogar – mais.

    Beneath estará disponível para PC via Steam, PS5 e Xbox. Você pode jogar a demo durante o período do Steam Next Fest.