No último fim de semana, me deu aquela saudade do meu Nintendo Switch. Aproveitando a bagunça controlada de reorganizar as TVs de casa, finalmente reservei um tempo para voltar a explorar o console da Nintendo com calma. Navegando pela minha conta, notei alguns games que comprei no passado e, por uma razão ou outra, nem cheguei a abrir. Um deles era We Are OFK. Lembrei na hora do hype que me deu ao ver o trailer antes do lançamento e pensei: “é agora”. Para minha grata surpresa, o game me fisgou com pouquíssimo tempo de jogo, e é sobre essa experiência que vamos falar nesta We Are OFK análise.
Disponível para PC via Steam, PlayStation 4, PS5 e Nintendo Switch (versão analisada), o jogo é uma aventura narrativa que gira em torno de um grupo de amigos que enfrentam desafios pessoais importantes em suas vidas, mas que estão intrinsecamente conectados pela música e pelo sonho de formar uma banda.

Texto e música afinadíssimos
O grande destaque para mim é, sem dúvida, a qualidade da narrativa. Os personagens são bem desenvolvidos, têm uma profundidade que cativa e enfrentam desafios de vida bastante palpáveis. Isso dá uma credibilidade imensa à história, que também explora, com muita sensibilidade, questões de identidade. Para ser honesto, o texto aqui é melhor do que alguns programas de TV que tenho tentado assistir. A coisa foge do óbvio; nem tudo precisa ser explicado com todas as letras, e algumas questões são deixadas deliberadamente subentendidas, o que demonstra um respeito enorme pela inteligência de quem joga. É raro encontrar uma análise de We Are OFK que não destaque esse amadurecimento na escrita.
Outro ponto alto está na qualidade das músicas. Para um game narrativo que se debruça sobre o tema “banda”, a expectativa em torno da trilha sonora é gigantesca. Felizmente, o game não decepciona em nenhum momento. A trilha é muito boa, e cada episódio contempla uma música do EP da banda virtual, que, aliás, tem diversos trabalhos disponíveis nos streamings de música de verdade.
Visualmente, o jogo é um acerto. A identidade artística adotada dialoga perfeitamente com o que está sendo proposto pela narrativa, criando uma atmosfera única e envolvente. O áudio é, sem dúvida, outro pilar fundamental. A qualidade da dublagem dos personagens é altíssima, um trabalho muito bem feito. Em um game onde a “gameplay” se resume a escolher diálogos em menos de 10 segundos, a dublagem é essencial para a imersão, e felizmente, ela não decepciona.

Fora do tom
No entanto, isso me traz ao maior deslize do game, que não poderia ficar de fora de uma honesta análise de We Are OFK: ele não foi localizado para o Português do Brasil. Mesmo hoje, em fevereiro de 2026, o jogo está apenas em inglês. Isso, sem dúvida, limita e muito seu alcance de público aqui no Brasil. As conversas por mensagem de texto, por exemplo, exigem uma leitura rápida e dinâmica, o que pode ser um empecilho para quem não tem tanta fluência no idioma.
Se a barreira do idioma não for um problema para você, eu recomendo demais We Are OFK. É uma delícia de aventura, que me prendeu na frente da TV com uma força muito maior do que algumas das atuais séries de streaming que tentei assistir recentemente. É uma experiência única e emocionante.
Abaixo, seguem mais detalhes do jogo:
Sobre este jogo (via Steam):
A banda pop indie OFK conta a história de como quatro amigos conseguiram lançar seu disco de estreia sem precisarem lançar os telefones na parede de raiva. É uma série interativa sobre a formação do grupo, abordando sonhos, encontros e como pagar o aluguel em Los Angeles. A trama segue Itsumi Saito, que acaba de se mudar para o Centro e de terminar um longo relacionamento, decidida a ir fundo no seu sonho de vencer no mercado musical. We Are OFK é uma série narrativa interativa com muitos debates sobre letras de músicas, trocas de mensagens tristes e vídeos musicais interativos!
Principais características (via PlayStation Store):
- As vistas: Viva a vida de uma musicista tentando realizar seu sonho e visite locais originais de Los Angeles.
- A sonzera: Interaja com cinco episódios da série animada, que trazem cinco clipes interativos com faixas de estreia tocadas pela banda OFK.
- As pessoas: Envolva-se com mensagens emocionais, troque muitos memes e emojis, e ainda interaja em diálogos dublados por um elenco estelar.

Deixe um comentário