Golf Story é uma das boas surpresas indies no Nintendo Switch. Criado pelo estúdio australiano Sidebar Games e lançado com exclusividade no final de Setembro, o game é um RPG que usa golf como tema em uma apresentação retrô linda que dificilmente passaria despercebida.
O jogo é aventura de um cara que sonha em ser o melhor jogador de golf em um universo que encara este esporte como a coisa mais importante do planeta. A grande sacada deste game é que apesar de você efetivamente jogar partidas de golf, exatamente como manda o esporte, em boa parte do tempo você estará fazendo outras coisas que podem estar ou não relacionadas a golf como: acertar bolas de golf em determinadas áreas por um objetivo qualquer, arremessar discos (frisbiees) ou escavar locais para encontrar fosseis.
Logo nos primeiros minutos você percebe que as pessoas na melhor das hipóteses te ignoram, mas no geral ou te acham péssimo jogador ou te odeiam por qualquer motivo. E é exatamente isto que move a quest de nosso herói, o desenrolar de sua aventura contra tudo e contra todos é feito através de uma história simples, fácil de acompanhar e com um humor leve, mas que infelizmente não está em nosso idioma.
Agora você deve estar se perguntando: “tá, mas como eu jogo golf”. As tacadas neste game usam o mesmo esquema do clássico game Golf da era 8-bits. Ao longo de uma barra horizontal na tela um cursor se move rapidamente e é através dele que você controla a força e a precisão da tacada. Além disso, você precisa observar outras coisas como a direção do vento, inclinação do terreno, o tipo de taco e em qual parte da bola você acertará. Parece muita coisa mas é algo bem simples, com apenas algumas tentativas você logo assimila como tudo funciona.
Você começa o game numa região / cidade chamada Wellworn Grove e terá que fazer várias pequenas quests antes de conseguir deixar essa região, incluindo tentar convencer o treinador local a te treinar. Como todo bom RPG você tem acesso a um mapa que mostra todas as oito diferentes regiões, mas inicialmente elas estão travadas e só são acessíveis através do avanço no game.
Golf Story é o tipo de game ideal para o hibrido da Nintendo porque é possível realizar quests em poucos minutos ou mesmo tentar acertar umas tacadas de forma aleatória enquanto deixa a história de lado. Tudo isso pode ser feito naquele pequeno espaço disponível em sua agenda como naqueles 10 minutos que sobraram no horário de almoço ou mesmo ao ir ao banheiro 😉
Vale mencionar que este game usa o HD rumble do joy-con de forma diferente de outros games, é possível sentir a diferença entre tacadas pela vibração do controle, o que é bem legal.
As primeiras impressões foram boas e por isso seguirei jogando, em especial, porque é algo fácil de encaixar na agenda. Acompanhem o desdobramento da aventura e outros detalhes no Fora da Caixa.
Deixe um comentário