Questões complexas atreladas a vida simples de uma senhora.
O game começa e te bota pra realizar as pequenas ações que fazem parte do dia a dia de Talma, uma senhora que toca uma fazendinha sozinha, em algum canto isolado no meio do deserto. Com um visual bonito e mecânicas simples mas interessantes, como fazer queijo de cabra ou plantar flores e vegetais, logo me prendeu.
Enquanto experimentava e tentava encontrar a melhor forma de estabelecer uma rotina para nossa protagonista o jogo foi dando mais pistas sobre as peças que compõem sua narrativa. Muitas dessas peças são cartas trazidas pelo mercador que além disso, troca itens úteis pelos que são produzidos na fazenda.
Quando consegui juntar algumas partes da história contada ali foi que o jogo mudou de rumo e me surpreendeu. Pelas cartas descobrimos que os familiares de Talma a deixaram e foram viver nas cidades, e que têm vidas cheias. Em algumas cartas as consequências (problemas) das escolhas deles são mencionadas claramente ou estão nas entrelinhas. Não pude deixar de pensar no contraste entre os problemas da cidade e a angustia gerada por uma eleição por exemplo com a escolha de se manter ali e viver uma vida simples e pacata no lugar em que se cresceu.
Lidando com sentimentos
Avançando no jogo é preciso lidar com o sentimento de perda, da cabra morta pelo lobo ou da horta não regada. O sentimento da impotência ao receber a notícia uma familiar desaparecida e o quanto isso pesa na vida dos outros membros da família. E teve também o peso de ter feito a escolha errada na tentativa desesperada de salvar aquele lugar que é literalmente a vida da senhora.
Eventualmente temos acesso aos sonhos de Talma que ajudam a dar o tom da narrativa (eles também seriam um prato cheio para a interpretação de sonhos da psicanálise). Mas na segunda metade coisa fica meio arrastada, já que não há novos elementos na gameplay e a narrativa demanda tempo pra se desenrolar.
The Stillness of the Wind não é bem sobre o gerenciamento da fazendinha, mas sobre a vida, os caminhos da vida, perdas e sobre a morte. Gostei da ambientação e da narrativa que traz reflexões interessantes, mas reconheço que o ritmo lento não agradaria todo mundo. Além disso, o jogo não tem legendas em língua portuguesa o que o inviabiliza para muita gente.
O game fez parte da seleção de jogos grátis do Prime Gaming, assinantes do prime vídeo podem resgata-lo sem custo via Twitch / Amazon Games. Joguei a versão para PC, mas o game também está disponível para Nintendo Switch e iOS.
Deixe um comentário